domingo, 10 de abril de 2011

Projeto Fome Zero: uma iniciativa de sucesso em Pereira Barreto

Os pequenos produtores rurais de nossa região com certeza não imaginavam o quanto este projeto, viabilizado pela CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) poderia beneficiar tantas pessoas em Pereira Barreto.

Para entender melhor como surgiu está iniciativa e como ela vem se desenvolvendo e beneficiando entidades e munícipes, voltemos um pouco no tempo por volta do ano de 2006. Conta-se que em Pereira Barreto surgiram os primeiros assentados do estado de São Paulo, mas que apesar de possuírem as terras, não produziam muito e sobreviviam apenas com a criação de algumas cabeças de gado e da produção do leite.

O vereador Arnaldo Coelho que possui uma forte atuação na zona rural percebeu que os pequenos agricultores, tinham potencial para produziram muito mais que leite. Conhecedor do projeto da Conab, que compra praticamente toda produção da agricultura familiar, o vereador trouxe a informação para os assentados, mas, a Conab só poderia viabilizar este projeto em Pereira Barreto se estivessem organizados em associações. Começa então a partir daí uma luta para conscientizar os agricultores a fundarem associações, para que com isso pudessem se beneficiar do projeto do Governo Federal.

Coelho afirma que não foi fácil, os agricultores entendem muito bem de agricultura, mas, entendem muito pouco de associações, e poucos acreditavam que isto realmente pudesse beneficiá-los. O primeiro a ingressar no projeto da Conab foi Assentamento “Terra e Vida” que fundou a primeira associação dos produtores rurais, e pelo sucesso grande sucesso deste, os demais começaram a se organizar e depois de muitas reuniões fundaram suas próprias associações. Hoje os assentados do Terra e Vida, Nossa Senhora de Fátima, Fazenda Esmeralda e Olga Benário, já possuem sua associação e além de se beneficiaram com este projeto, beneficiam semanalmente 27 entidades no nosso município. Estima-se que mais de 1500 pessoas recebem gratuitamente hortaliças e legumes do projeto agricultura familiar. Coelho entrou com projeto de lei que criou o Serviço de Inspeção Municipal , que amplia a venda dos produtos rurais, desde que inspecionados, tais como, carnes bovinas, suínas caprinas, ovinas, files de peixe e mel, uma iniciativa de sucesso que beneficia quem realmente precisa.

HINO OFICIAL DO PT

Partido dos Trabalhadores

Partido dos Trabalhadores
Visite-nos.

Como Está o Mudo Agora?